Não existe um líder sem
uma comunicação eficaz. Por mais capacidade de liderança que um profissional
possa ter, a forma como ele transmite as idéias às pessoas que trabalham
consigo é essencial. Porém, muitos profissionais deixam esta questão de lado e
vêem a comunicação como algo secundário, e isso acaba por trazer graves
problemas dentro da sua equipe.
Um líder não precisa apenas ser ouvido, um líder precisa ser entendido para que sua equipe canalize suas idéias e acreditar que o resultado será seguro e gratificante.
Um líder precisa ter conhecimento e domínio sobre o seu produto,Um líder tem que ser um EXEMPLO a ser seguido.
1. A
linguagem da liderança é diferente
Falar
como um líder não é mesmo que comunicar como se fosse um sócio ou um
trabalhador da empresa. O líder necessita de explicar corretamente os seus
pontos de vista, necessita de saber motivar em momentos adversos ou até de
repreender em situações que a sua equipe está a ter uma má performance. Isso
não acontece com uma linguagem agradável e amigável. Na próxima vez que for
falar, escolha bem as suas palavras e intensifique o discurso.
2.
Saiba o que vai falar
Muitos
líderes não sabem o que dizer por que eles não sabem o que querem! Antes de
transmitir algo à sua equipa pense: “Qual o objetivo da minha mensagem?”. Se a
sua motivação é mudar algo ou ajudar a sua equipe, tem aí uma forma de começar
a organizar as suas idéias. Se por outro lado é uma motivação pessoal e quer
falar apenas por falar, o melhor é esperar por um momento melhor para fazê-lo.
3.
Tenha cuidado com o “mas”
O “mas”
é uma expressão muito utilizada, mas que descredibiliza o seu orador.
“Adorei a vossa ideia mas…” é o mesmo que dizer “percebi o que vocês querem mas
vamos fazer à minha maneira”. Isso acaba por questionar a sinceridade do “adorei”
que está no início da frase.
Nessas
situações opte por uma mensagem mais construtiva. Pondere agarrar em dois
pontos positivos. “Adorei a vossa ideia e penso que ela poderá ser um excelente
impulso para o que precisamos. O que acham que poderíamos fazer para melhorar
ainda mais a vossa ideia?”. É certo que em muitos casos nem é possível
aproveitar aquilo que foi feito pela sua equipe, e nesses momentos o melhor é
mesmo dizer “não” e ponto final.
4.
Cuidado com os elogios
Muitos
líderes gostam de utilizar adjetivos tais como “espetacular”, “fantástico” ou
“único”, referindo-se assim a algumas idéias das pessoas que trabalham consigo.
Apesar de esse hábito motivar a equipe nos primeiros momentos, a verdade é que
a credibilidade do líder acaba por cair no abismo ao longo do tempo. Depois,
cada vez que você utilizar alguns dos adjetivos acima, eles não terão o impacto
que realmente devem ter. Opte por palavras ou expressões mais comuns como
“muito bom” ou “bem visto” e deixe adjetivos fortes para situações excepcionais.
5. Seja
claro
Os
líderes têm de ser convincentes quando falam, mas infelizmente muitos ainda
gostam de utilizar redundâncias. “O que estou a falar é algo parecido com” ou
então “Isto é semelhante a” são alguns exemplos de redundâncias que impedem que
o líder vá direto ao assunto, transmitindo a ideia de forma clara. Fale de um
objeto como ele é e nada mais.
Por: Denis Luna
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