O CARANGUEJO-UÇÁ possui carapaça de coloração que varia do azul-celeste ao marrom escuro, patas lilás ou roxas, quando na fase juvenil, e de cor ferruginosa ou marrom-escuro em exemplares adultos; sendo encontrada em mangues .
A espécie é onívora; alimenta-se principalmente de folhas em decomposição, frutos e sementes de mangue-preto, coletados próximos a toca durante a maré baixa; algumas vezes observam-se o consumo de pequenos mexilhões e moluscos.
O quarto e último período de andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) em 2015 teve início nesta última segunda-feira (6) e vai até domingo (12).
Nesse período, a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização de qualquer uma das partes do crustáceo (quelas, pinças, garras ou desfiado) estão proibidos.
Durante as ações de fiscalização e abordagem, qualquer pessoa que for flagrada realizando alguma dessas atividades será conduzida para a Delegacia de Crimes Ambientais.
A andada é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à captura. A proibição visa à preservação e à reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna, evitando o desequilíbrio do ecossistema e o trabalho das comunidades tradicionais que sobrevivem da cata e comercialização do crustáceo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário