A captura, a venda e o consumo do caranguejo uçá estão proibidos desta quinta-feira (5) até a próxima quarta-feira (11). Essa é a segunda etapa da andada do crustáceo. Qualquer pessoa que for flagrada realizando alguma dessas atividades será conduzida para a Delegacia de Crimes Ambientais.
A andada é a época de acasalamento do animal, período no qual ele se torna presa fácil para os catadores. São necessárias a preservação e a conscientização durante a reprodução da espécie para que o ecossistema não seja prejudicado.
É preciso estar atento às datas das próximas andadas. Ao todo, são seis etapas: a primeira foi de 22 a 28 de janeiro; a segunda, de 5 a 11 de fevereiro; a terceira, de 20 a 26 de fevereiro; a quarta, de 7 a 13 de março; a quinta, de 22 a 28 de março; e a sexta e última, de 6 a 12 de abril.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, haverá abordagem educativa a estabelecimentos comerciais e fiscalização por terra e pelo mangue.
Primeira andada
Mesmo com os trabalhos realizados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) durante a primeira andada, o número de apreensões foi expressivo: 34 dúzias de caranguejo (aproximadamente 400), 200 redes artesanais, 10 armadilhas de guaiamum, uma luva e um facão.
Além disso, uma pessoa foi flagrada comercializando o crustáceo, sendo levada para a Delegacia de Crimes Ambientais para as devidas penalidades. Denúncias podem ser feitas pelo Fala Vitória 156.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário