USO INDEVIDO/LEI MARIA DA PENHA, Lei 11.343

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ADULTOS COM TRANSTORNO MENTAL PODEM SER ATENDIDOS PELO (CAPS) CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) adulto realiza o acolhimento, tratamento e reinserção social de moradores de Vitória com transtornos mentais severos e persistentes, assim como aqueles com risco ou tentativa de suicídio.


Serviços

O Caps oferece, além do tratamento de atenção diária, o acolhimento noturno. O usuário pode passar o dia no serviço, em diversas atividades terapêuticas como, por exemplo, oficinas de pintura, de música, além de jogos, atividades físicas, etc e retorna para sua casa à noite.
Quando necessário, o atendimento aos pacientes que já são acompanhados pelo serviço, e possuem indicação pela equipe psicossocial, podem permanecer por 24 horas no serviço por um período transitório.

Equipe

A equipe interdisciplinar é formada por médicos psiquiatras, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, técnico esportivo, arteterapeutas, musicoterapeuta, terapeutas ocupacionais e assistentes administrativos. Ela trabalha unida a um grupo de profissionais oferecendo atividades para aqueles que realizam seu acompanhamento no espaço.

Como acessar

Para ter acesso aos serviços do Caps, o paciente ou seu familiar, pode procurar, preferencialmente, a unidade de saúde que atende ao seu bairro, pois elas possuem profissionais qualificados para a avaliação e tratamento e, caso necessário, encaminhamento do paciente para um tratamento especializado no Caps.

Emergência

Em caso de crises e emergências, o local mais adequado para atendimento é o pronto-socorro psiquiátrico, que dispõem de recursos para o atendimento em situações mais complexas.

Histórico

Criado em dezembro de 1996, o Caps é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), no qual se insere como centro de referência à saúde mental para oferecer um atendimento digno e humanizado aos portadores de sofrimento psíquico e de seus familiares. A proposta é evitar a exclusão social, garantindo um tratamento que permita a reinclusão e reinserção dos usuários ao lar, à comunidade e à sociedade.

Onde fica

Rua Amélia da Cunha Ornelas, 566, Bento Ferreira
Telefones: (27) 3132-5111/ 3132-5024
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Caps Mestre Álvaro - Serra
Endereço: Rua Guaíra, 48, bairro Barcelona
Telefone: 3281-4066

Nenhum comentário:

 

Blogger news

Blogroll